Road Trip de inverno - Férias de Julho - São Lourenço do Sul

9.8.14

Barquinhos em São Lourenço do Sul

Para quem está chegando agora, nós somos uma família gaúcha, moramos em Porto Alegre e adoramos viajar. Nossa filha mais velha tem 8 anos e a caçula, 3 (quase 4). No início, eu confesso, tinha um medinho de viajar com criança. Dividíamos nossas férias entre viagens sem a baby e, no verão, íamos para Santa Catarina uns dias com a Manoela. Vários motivos... mas quando a Juju nasceu, deixar 2 é mais complicado então resolvemos tentar. E não é que deu super certo?! Gostamos tanto que agora levamos as pequenas para todos os lugares conosco.

Roteiro no Google Maps

Este ano estávamos com o orçamento apertado e as datas das férias de Julho também reduzidas. Resolvemos então partir em uma Road Trip saindo de Porto Alegre com destino final Colonia del Sacramento no Uruguai. Planejamos de forma a parar ao longo do caminho, para conhecer alguns lugares e também descansar. Quem quiser ver o roteiro detalhadinho é só me mandar o e-mail nos comentários ou na nossa fanpage do Facebook: www.facebook.com/MosaicosdoSul

Fazenda do Sobrado

Antes, preciso dizer que fizemos um "test-drive" com as meninas, em Maio. Foi tão bom que partimos sem nenhuma hesitação agora em Julho.Olha só que bacana, fomos à serra gaúcha conhecer os Caminhos de Pedra, Cambará do Sul, São Francisco de Paula e terminamos em Torres para ver o Festival de Balonismo. Tem post aqui no blog sobre esse passeio!

 Mural na entrada da Fazenda

Vou dividir a viagem conforme nossas paradas no caminho. Cada uma terá seu post, ok? Este será sobre nossa partida e primeira parada, em São Lourenço do Sul, cerca de 200 km de Porto Alegre.

Espaço é o que não falta para as crianças

Saímos de casa por volta das 9:30 da manhã, com o carro cheio e super animados. Já na saída de Porto Alegre nos demos conta que a sacola com alguns lanches e guloseimas havia ficado na cozinha... normal né, quem nunca?! rsrsrsrsr Nada que uma parada estratégica na Casa das Cucas, na estrada, não resolvesse. Compramos umas rosquinhas de polvilho, balas e sucos, fizemos o pipi-stop e seguimos em direção a São Lourenço do Sul.

 Passeio na beira da Lagoa dos Patos

Chegamos em São Lourenço por volta do meio-dia e meia. Almoçamos na cidade mesmo, em um restaurante que servia um buffet simples mas gostoso. Depois seguimos conforme as orientações que tínhamos recebido por e-mail até a Fazenda do Sobrado (5 minutos do centro).

A Fazenda do Sobrado começou sua história como Estância São Lourenço, construída no final do Séc. XVIII por José da Costa Santos que era marido de Dona Anna Joaquina Gonçalves dos Santos, irmã de Bento Gonçalves. Serviu de quartel general para Bento Gonçalves e seus comandados durante a Revolução Farroupilha. 

  Nosso quarto 

Um dos primeiros sobrados na região, devido a sua proximidade ao Rio São Lourenço permitia aos sentinelas observarem atentamente todos que se aproximavam e de suas seteiras (aberturas na parede utilizada para observação e artilharia) eventualmente espantavam visitantes indesejados.

A sala de estar do andar superior e o famoso baú

A Fazenda tem poucos quartos que são decorados de maneira simples porém autêntica e remetem aos dias de antigamente, quando Bento Gonçalves reunia seus comandados para planejarem suas ações. Uma das salas do andar superior tem no teto a estrela da maçonaria e o baú levado por Guiuseppe Garibaldi. Na sala de jantar, cristaleiras francesas de 200 anos enfeitam o ambiente austero.


Sala de Jantar


Sala de estar no andar de baixo

A família Serpa administra a propriedade e, depois de uma tragédia familiar, resolveu transformá-la em pousada voltada ao turismo rural. Oferecem café da manhã típico da região, passeios à cavalo e uma visita a criação de coelhos e perus na parte de trás da casa.



A casa foi adaptada para oferecer mais conforto mas são somente 2 banheiros, um no andar de cima e outro no primeiro andar. No inverno, além das lareiras das salas, oferecem aquecedores para os quartos e banheiros. Não tem ar-condicionado. A sensação é a de visitar a fazenda da vovó, com todo o seu encanto rústico e simplicidade.


Beira da Lagoa

Depois de nos acomodarmos saímos para tomar um café na cidade e passear na beira da Lagoa dos Patos. Estava um dia lindo e as meninas brincaram na pracinha e tiramos muitas fotos. No final do dia voltamos para o passeio à cavalo e nos ofereceram um café da fazenda com bolo, pães, sucos e omelete que serviu super bem de jantar.


Balanços atrás da sede da fazenda

O banho foi agradável e dormimos bem. No outro dia, dona Ivany nos contou muitas histórias da Fazenda e da época de Bento Gonçalves. Por exemplo, que ali no Sobrado era onde as mulheres dos líderes se reuniam, por sua localização estratégica bem no meio do caminho entre a Fazenda de Bento Gonçalves e Pelotas. Por isso ficou conhecida como a Casa das 7 Mulheres (lembra do seriado da Globo?). 

Saímos contentes com nossa experiência de turismo rural, seguimos em direção ao Chuí, nossa próxima parada... e próximo post! ;-)

Informações úteis:


Distância POA-São Lourenço do Sul: 200km pela BR116, rodovia com pedágio.

Reservas: Mauricio Serpa (contato). Somente pelo Telefone: 53-3251 2141 ou 53-8403 0809.

Como chegar:
Na entrada para São Lourenço anda cerca de 5 km de asfalto sempre reto pela avenida principal da cidade atravessando a cidade. No escritorio da CEEE dobra à direita.  Segue por 1 quadra, à esquerda atravessa a ponte. + 800 m chega à fazenda.


Diária: 200,00 R$ para toda a família com café da manhã e, no nosso caso, jantar também (tipo lanche, café da fazenda) 


Aqui um vídeo para quem quiser saber mais.