Road Trip de Inverno - Pelotas

22.9.14

Charqueada Santa Rita - Sede e Museu

Nossa última parada antes de voltarmos para casa foi em Pelotas onde nos hospedamos na Charqueada Santa Rita. A idéia era chegarmos ainda de dia, a tempo de passearmos um pouco pela cidade, mas não foi o que aconteceu. Infelizmente o trânsito estava bem pesado após cruzarmos o Taim e demoramos bastante. Chegamos em Pelotas já era noite e paramos no centro para fazer um lanche antes de irmos para o hotel.

A pousada

Piscina na beira do Rio Pelotas

Caía uma chuvinha fina e precisei ligar o GPS para chegar lá. Não é longe do centro( aprox. 6 km) mas é meio escondidinho. Assim que chegamos eu já gostei do que vi. Uma alameda de árvores logo após entrarmos no portão da propriedade. Um caminho curto e já se vê a sede da antiga fazenda.

Nosso quarto
Detalhe da cama de solteiro

Detalhe no quarto

São poucos quartos, muito bonitos e confortáveis. Nosso quarto era familiar, tinha além da cama de casal, uma cama de solteiro e um berço grande que serviu super bem para a Juju. Além do ar condicionado tinha também calefação no quarto e no banheiro o que tornava o ambiente muito agradável. Além disso, tinha também uma cômoda com cafeteira e chaleira elétrica, cadeira de balanço e mesinha auxiliar.

Banheiro

Detalhe do banheiro

Detalhe da calefação no banheiro

Estávamos muito cansados, então tomamos banho, relaxamos com as meninas e fomos dormir. No dia seguinte o café da manhã foi no salão. Simples mas gostoso. O toque de charme ficou por conta da louça antiga colorida e do mobiliário. Chovia muito o que prejudicou bastante a visita à propriedade. Mas mesmo assim eu me aventurei para umas fotografias e fiquei imaginando que lindo deve ser passear ali com as crianças em um dia de sol.


A Charqueada Santa Rita é uma pousada de charme às margens do rio Pelotas faz parte do Núcleo Charqueador Pelotense.  Eu senti falta de conhecer melhor a história do local. Sei de visitas guiadas, mas não havia nenhuma no dia de nossa hospedagem. Perguntei à funcionária que ficava na recepção mas ela não disse quase nada. Fiquei com a sensação de que não sabia. Como eu havia pesquisado antes, eu sabia, por exemplo, que foi na Charqueada Santa Rita que se instalou a primeira fábrica de enlatados de carne da cidade de Pelotas, denominada popularmente como Fábrica de Línguas. Tal empreendimento gerou o posterior desenvolvimento de frigoríficos na região, entre eles o Frigorífico Anglo, fundado por um grupo Britânico, o qual exportava carne enlatada para a Europa e outros mercados (fonte: www.charqueadasantarita.com.br). Não é barato, mas é charmosa. Pagamos R$ 325,00.

Louça do café da manhã



Sala de Convivência

Cantinhos charmosos da Pousada

Mais cantinhos

É um lugar que eu voltaria, em um dia de sol. Mas como chovia cântaros, resolvemos ir embora. A estrada para Porto Alegre estava bem tranquila, apesar das obras de duplicação, e paramos na Casa das Cucas em Barra do Ribeiro (Rod Br 116, s/n KM 338 ) para almoçar. Tomamos sopa de capeleti e seguimos viagem. Nossa Road Trip de inverno havia terminado. Estávamos cansados mas satisfeitos com a experiência. As meninas foram ótimas companheiras, com algumas briguinhas e birras bem normais entre crianças pequenas, mas no geral, ganharam nota 10.

No próximo post eu vou contar um pouco do que fizemos para distrair as crianças durante a viagem inteira!

Road Trip de Inverno - Punta del Este II

21.9.14

La Mano

No dia seguinte passeamos muito. Mais uma vez tivemos muita sorte e o dia amanheceu com céu de brigadeiro. Depois do café da manhã fomos até a praia visitar o monumento La Mano, do artista chileno Mario Irrarazabal, para o Primeiro Encontro Internacional de Escultura Moderna ao Ar Livre, em 1982. Fica bem perto do nosso hotel, na Parada 1 da Praia Brava.


A mão, que significa a presença do homem na natureza, é um dos símbolos de Punta del Este e foi o modelo inicial para outras obras, do mesmo autor,  na Espanha, no Deserto de Atacama e emVeneza.  Me deu uma tristeza de ver a obra pichada. Não é só aqui no Brasil que se vê esse tipo de desrespeito.


Las Sirenas (As Sereias)

Dali seguimos para o Porto de Punta, parando para ver As Sereias, o farol e um pouco do centro, onde andamos pela mais que famosa Juan Gorlero.

O Farol de Punta del Este


Na Gorlero paramos em algumas lojinhas e passeamos um pouco.



Porto de Punta del Este

O Porto de Punta é uma atração por si só. No verão é parada de iates e embarcações lindas. Na baixa temporada tinham poucos barcos, mas alguns bem bonitinhos.


A melhor parte, no entanto, fica por conta dos Leões Marinhos que ficam por ali na espera de alguma sobra de peixe, quando os pescadores voltam da lida. Sempre tem alguém limpando peixes por ali e jogando o que sobra na água para alegria dos leões marinhos e dos espectadores. Dessa vez só vimos alguns pequeninos mas de outras vezes vimos alguns enormes. As vezes eles saem da água e ficam tomando sol por ali mesmo.



Depois de caminharmos bastante pelo porto resolvemos almoçar na Barra e, no caminho visitar o Museo Ralli, na Los Arrayanes, sem número - Bairro Beverly Hills. Infelizmente o museu estava fechado e não pudemos visitá-lo. Eu havia lido ótimas recomendações e fiquei triste... na próxima vez iremos lá, com certeza.


Almoçamos na Barra e foi um pouco difícil encontrarmos um restaurante aberto por lá. Acabamos almoçando no único que achamos (Restaurante Barra Alta) e não foi uma boa experiência. Não gostamos da comida, demorou muito e foi caro.

Museo del Mar

De lá fomos até o Museu do Mar que ainda não conhecíamos, e adoramos a experiência. Muito educativo e bastante kids friendly, tem um acervo bem interessante de várias espécies marinhas, mas não só isso. Tem uma ala dos piratas, outra ala de artigos vintage, uma ala de histórias das praias, um sem fim de curiosidades que deixou as meninas encantadas. Para chegar ao Museu foi só seguir as indicações que tem logo depois de cruzarmos a ponte da Barra, na direção Punta-Barra. Logo depois da ponte, à esquerda tem uma placa. Siga em frente e depois de uns 300m dobre à esquerda novamente.


 Ossada de baleia Jubarte

Aqui dá pra ter uma idéia do tamanho



Sala dos Piratas

O ingresso do Museu do Mar dá direito à visita ao Insectarium, em um prédio em frente ao Museu.

Insectarium

O Insectarium é bastante curioso. Fruto da reunião de 3 coleções particulares adquiridas pelo Museu do Mar, expõe mais de mil insetos de vários tipos.



Depois seguimos para Punta Ballena, onde visitamos a Casa Pueblo, do artista plástico Carlos Paez Vilaró, morto este ano em Punta del Este.


Casa Pueblo

A Casa Pueblo é um encanto. As meninas disseram que era uma casa de merengue, devido à arquitetura peculiar do antigo atelier do artista que foi. aos poucos, sendo transformado em um hotel e hoje uma das maiores atrações da região.


A dica é chegar antes do pôr-do-sol, no final da tarde. Saiba que se quiser fazer um lanche ou tomar algo, terá que pedir antes do sol se pôr. Depois, o bar fecha. O espaço é disputadíssimo, mesmo no inverno. Também pudera, o espetáculo do sol se pondo enquanto ouvimos uma poesia declamada pelo próprio Vilaró vale cada minuto.


O Café tem mesas e cadeiras do lado de fora também e, apesar do frio congelante, estava lotado. Mesmo assim conseguimos uma mesa em posição privilegiada para vermos o sol se pôr.



Tirei milhares de fotos e me emocionei de ver o sol. As crianças ficaram bem incomodadas com o frio e acabaram entrando com o pai.



Passeamos mais um pouco dentro do hotel e depois passamos em um mercado para comprar suco e frutas antes de voltarmos para o Sol y Luna.


Eu gostaria de ter visitado a Fazenda La Pataia, mas não deu tempo! Definitivamente teremos que voltar! No outro dia pela manhã passeamos novamente pela região do Porto, visitamos o Hotel Conrad e caminhamos pelo passeio de madeira, em frente.




O dia estava nublado e ventoso e não muito agradável para ficar na rua. Almoçamos ali mesmo, em frente ao porto e gostamos muito do restaurante. Depois do almoço voltamos ao hotel e seguimos viagem, até Pelotas, mas antes paramos rapidamente para umas comprinhas no Chuí.

Road Trip de Inverno - Montevideo Parte II



Livraria Mas Puro Verso

Como contei no post anterior sobre Montevideo, nosso hotel, o NH Colombia, ficava bem perto do centro histórico da cidade. Era bem fácil caminhar 2 quadras e já estávamos na Peatonal Sarandí, a rua de pedestres da Ciudad Vieja. Nós gostamos muito de andar devagar, explorando os cantos e recantos, entrando em cafés e livrarias.

Porta da Cidadela

Depois de passear pela Plaza Independencia, passando pela Porta da Cidadela (parte da fortaleza antiga que protegia a cidade), entramos na livraria Mas Puro Verso. A linda livraria fica localizada no edifício Pablo Ferrando, em estilo art nouveau e tem um vitral imponente que enfeita e ilumina o ambiente.

O belo vitral da livraria 

A livraria tem uma seção de livros infantis, à esquerda, e subindo as escadarias (ou pegando o antigo elevador à direita) chega-se ao andar superior onde podemos ler em mesas espalhadas em frente às prateleiras ou sentarmos nos confortáveis sofás junto às grandes janelas de vidro.

Seção de livros infantis

O Café-Restaurante PV Lounge oferece refeições e café/chá com media lunas, tortas e petiscos. Sentamos nos sofás e enquanto as crianças liam um livro e brincavam nós aproveitamos para tomar um capuccino e relaxar.



Saímos da livraria e continuamos nosso passeio. Compramos pesos na casa de câmbio em frente a Plaza Independencia, foi a melhor cotação que encontramos desde o Chuí. Depois visitamos o teatro Solís. O Teatro tem o nome do comandante da primeira expedição européia a entrar no rio de la Plata, o espanhol Juan Díaz de Solís.

 


Visitamos o saguão, o café e a lojinha do teatro. Infelizmente chegamos tarde para a visita guiada e não nos deixaram entrar na área interna do teatro. 



Dali voltamos à Peatonal Sarandí e caminhamos mais um pouco. As crianças interagiram com uma artista de rua.




Peatonal Sarandí

Parte da antiga muralha

Eu queria ter visitado o Hielo Bar, no hotel Radisson, ali pertinho da Plaza Independencia, mas as meninas estavam cansadas e quiseram voltar para o hotel. Depois li uma notícia que o bar havia encerrado as atividades por tempo indeterminado.

Peatonal Sarandí


Vista do nosso quarto para a ciudad vieja

Resolvemos esticar um pouquinho mais até o Café Brasilero onde fizemos um lanche que serviu de jantar e eu fiquei sem fotos pois fiquei acabou a bateria. O Café é bem tradicional (existe há 150 anos) na Ituzaingó 1447, entre 25 de Mayo e Rincón. Voltamos ao hotel e ficamos por lá.


Resumindo nossa visita à Montevideo: Nós gostamos muito. Estava frio mas agradável, todos os dias com sol. O nosso hotel era bem localizado e confortável, perto do centro histórico. Em uma próxima ocasião, ficaremos em Pocitos, para conhecermos melhor aquela região, por onde passamos rapidamente dessa vez.

 
Antes de irmos embora, no outro dia, em direção a Punta del Este, passeamos pela orla, andando devagar nas ramblas, onde tiramos muitas fotografias. Fomos até o Iatch Club também. Com um tempo mais ameno deve ser fantástico passear de bicicleta ou mesmo dar uma caminhada por ali.


Veja todos os posts sobre nossa viagem pelo Uruguay aqui, incluindo o review do hotel.