Pátmos - Grécia

30.3.10


São João, o Teólogo, apóstolo e evangelista, inspirou-se para escrever o Livro do Apocalipse durante os dois anos de exílio que passou em Patmos, após chegar ali em 95 d.C. A pequena caverna onde ele escutou a voz de Deus (hoje a Gruta Sagrada) situa-se no centro do Mosteiro do Apocalipse. Dali São João teria tido várias visões e com outra voz que não a sua teria ditado o livro do Apocalipse a seu pupilo.



A Gruta é simples, porém decorada com alguns poucos "frescoes" e quadros do tipo ícones, da igreja ortodoxa grega. Uma das telas, em particular, me chamou muito a atenção. Foi aquela que mostra Santa Ana e sua filha, a Virgem Maria, ainda criança em seu colo, lhe oferecendo uma flor.

Santa Ana e Nossa Senhora Criança - Reprodução estilizada

Fiquei tão tocada com a imagem que percorri muitas lojas nas ilhas que visitamos depois atrás de um quadrinho com a reprodução da mesma. E adivinhem só? Encontramos em Rodes, para minha felicidade. Hoje guardo o quadrinho com carinho em nosso relicário e é um símbolo da forte ligação entre mãe e filha, que eu também tenho com a Manoela.

Monastério de São João

A Gruta do Apocalipse não é a única atração de Patmos. O Monasterio de São João é uma construção histórica impressionante pelo seu formato e tamanho e abriga lá, além da Igreja rica em pinturas típicas da igreja ortodoxa, um museu, repleto de obras incríveis, tais como livros sagrados antiquiquíssimos e muito bem conservados, além de telas, vestuário, mobiliário, entre outras peças.


Além do monastério, a ilha em si é uma graça. A começar pelo bucólico porto e o centrinho de Skala (Abaixo).


Uma bela visita para quem vai na Turquia também, já que a ilha de Patmos está mais próxima da costa Turca do que da Grega hoje em dia.

Vista a partir do Monastério