Clos Lucé - Amboise - França

2.12.09

Amboise

Amboise é uma pequena cidade no Vale do Loire a cerca de 20 km de Tours. Há alguns séculos, no entanto, Amboise foi a cidade eleita pela corte real francesa, que ocupou o famoso castelo ali localizado.

Além do castelo, a pequena cidade também abriga o Chateau Clos Lucé, onde Leonardo da Vinci viveu seus últimos anos de vida, a convite do então rei Francis I, que vivia no castelo de Amboise à 500m de Clos Lucé.

(Castelo d´Amboise)

Luís XI morou ali, Carlos VII nasceu e morreu ali, Catarina de Médici e outros. Além disso, foi palco para a "Conspiração Amboise", em 1560, um desafortunado complô dos huguenotes, os protestantes, contra Francis II. Ali foram pendurados em ganchos na fachada do castelo os corpos de 1200 conspiradores.


Nas muralhas do castelo fica a Chapelle St-Hubert, onde fica o túmulo de Leonardo da Vinci.

(Clos Lucé vista do pátio interno)

Já Clos Lucé foi construído em 1471 e foi residência real e residência de verão de alguns reis da França. Francis I era grande admirador de da Vinci, que sob sua proteção viveu ali desde 1516. Nomeado "primeiro-pintor, arquiteto e engenheiro do rei", Leonardo, além da residência recebia também uma pensão principesca de 700 escudos de ouro por ano além do pagamento por suas obras. Dava apenas em contrapartida, o prazer de sua companhia ao curioso rei. Para isso, o rei mandou construir, inclusive, uma passagem que ligava o castelo até Clos Lucé.

Dizem que em seu leito de morte Leonardo chorou por ter ofendido o criador e os homens, não tendo trabalhado sua arte como deveria. Imaginem se o tivesse feito...

(Quarto de da Vinci)

Particularmente interessante o quarto de da Vinci e o oratório de Ana de Bretanha, mulher de Carlos VIII. Dizem que a rainha recolhia-se à capela para longas horas de retiro e oração, chorando pela morte de seus dois filhos que morreram ainda crianças. Outra peça interessante é a sala das maquetes. Na verdade são 4 salas dedicadas às invenções de Leonardo, onde 40 máquinas e maquetes fabulosas estão em exposição. As obras foram realizadas pela IBM, segundo os desenhos originais de da Vinci.

(Maquete de ponte elevadiça)

Para outras curiosidades clique aqui.

Para mais dicas sobre a França, clique aqui.

10 comentários:

Garota Destino - Tayuri Matsumi disse...

Que lindas maravilhas você traz nesse blog! Vou te acompanhar, assim viajo junto com você em pensamento :D

Fique com Deus

Daniel Savio disse...

Eu já fui numa exposição sobre o trabalhos de Leonardo da Vinci,nota que ele criou um tanque de guerra, imagina como estariamos evoluidos (ou ferrados) se ele tivesse levando a frente todas as invenções dele (muitas as que ele fez fez foram de cunho bélico)...

Fique com Deus, menina Cláudia Lins.
Um abraço.

~*Rebeca e Jota Cê *~ disse...

Queridos amigos,

É com aquele SORRRISO ENORME que viemos dar as boas novas. O Néctar da Flor ganhou o 1 lugar na Gazetas dos Blogueiros. Não teríamos chegado a essa colocação se não fosse o apoio e a consideração de todos. Queremos dizer que o troféu não é nosso, o número 1 faz parte de uma família que construímos nessa blogosfera. Então, meus amigos, somos o número exato pra multiplicação exata de carinho.

Beijos jogados no ar, SEMPRE!

-

~*Rebeca e Jota Cê *~ disse...

Queridos amigos,

É com aquele SORRRISO ENORME que viemos dar as boas novas. O Néctar da Flor ganhou o 1 lugar na Gazetas dos Blogueiros. Não teríamos chegado a essa colocação se não fosse o apoio e a consideração de todos. Queremos dizer que o troféu não é nosso, o número 1 faz parte de uma família que construímos nessa blogosfera. Então, meus amigos, somos o número exato pra multiplicação exata de carinho.

Beijos jogados no ar, SEMPRE!

-

Gazeta dos Blogueiros disse...

Parabéns!!! Seu blog acaba de receber o Troféu de Destaque GB 2009 na Gazeta dos Blogueiros. Como prêmio o link do seu blog ficará exposto por 7 dias na página principal da GB. Venha receber o seu troféu e garantir sua inscrição no The Best GB 2009.
Gazeta dos Blogueiros (http://www.gazetadosblogueiros.com/)

Júnia L. disse...

Cris,

deixei dois selinhos para você lá no meu blog tá!?

bjao

bom final de semana

REGINA GOULART SANTOS disse...

Que maravilhas estes Castelos, Claudia.
Leonardo da Vinci e suas fantásticas invenções.
Adoro viajar neste espaço dos sonhos.
Bastante conteúdo, belíssimas fotos.

Beijos

Luh* disse...

Uau! que lindo o lugar!
beijos

Renata disse...

Olá Cláudia, bom dia!
Estou conhecendo seu blog...poxa, tem tudo que eu amo por aqui...Bons vinhos, literatura, viagens, gastronomia...vou ficar, preciso ler isso tudo com calma!Vinhos e chocolate? Really interesting!
Um abraço das Minas Gerais pra vc!
Te espero aqui:
www.eternosprazeres.blogspot.com
Renata

Andrew Magalhães Morais Santiago disse...

Claudia,

Encontrei seu blog no Gazeta do Blogueiros ― que, aliás, é o melhor dentre os destaques da semana ― e, sinceramente, gostei muito do que li aqui. Seu blog tem conteúdo e cativa o leitor rapidamente. Sempre passarei por aqui para ler seus posts e deixar alguns comentários.

Um abraço e boa sorte!