Saint Denis - França

16.11.09

(Basílica de Saint Denis - Paris)

Saint Denis (ou São Dionísio) é um santo e mártir cristão. No século III ele foi Bispo (talvez o primeiro) de Paris e ficou conhecido posteriormente como Patrono de Paris.

Seu martírio se deu em aproximadamente 250 DC e foi assim, segundo a lenda: Foi condenado à morte por decapitação pelos sacerdotes pagãos. Foi decapitado no monte mais alto de Paris (Montmartre - monte dos mártires), onde dizem existia um local de adoração pagão. De acordo com a lenda, depois de ser decapitado, Saint Denis abaixou-se, pegou sua própria cabeça e saiu andando, por 2 milhas, pregando o evangelho ao longo de todo o caminho... No lugar onde parou e, de fato, morreu, foi erguido um pequeno santuário que, mais tarde, virou a Basílica de Saint Denis (Rue d´Alesia metro: Saint-Denis-Porte de Paris), que acabou se tornando o lugar onde estão sepultados os reis da França.

No Pantheon em Paris à esquerda de quem entra tem um mural gigante mostrando a cena descrita acima.

(O martírio de Saint Denis - Pantheon)

Também, no Portal da Virgem, à esquerda da Notre-Dame, para quem olha de frente, uma das esculturas que emolduram o portal mostra Saint Denis, com a cabeça na mão.


Para mais dicas de Paris, clique aqui.

8 comentários:

Jackson Martins disse...

Sensacional !

Mahria disse...

Nossa que história né, que lenda...!

Boa noite Lindinha

Beijos
Mah

Daniel Savio disse...

Interessante a história, mas imagino como deva ser andar em meio a castelos antigos da lendas que ouvimos (estilo pensar que é um castelo da lenda do Rei Arthur, por exemplo)...

Fique com Deus, menina Claudia Lins.
Um abraço.

História é Pop! disse...

Que lugar maravilhoso e sua resenha nos faz imaginar quase com precisão cada detalhe do lugar.

Unknown disse...

Queridos amigos, é uma história incrível, não? Eu particularmente adoro essas lendas e histórias... enriquecem muito uma visita!

Abraço,

Claudia

Chellot disse...

Cláudia, o que mais me impressiona nesses relatos é a arte que expressa os fatos passados. Lindos.
Beijos doces e um convite para retornar ao Labirinto quando quiser e ainda viajar na fantasia caminhando com o Caminho dos Contos.

Mari disse...

Nossa acho que queria passar uns 2 meses na Europa!!!
Fala serio, lá é lindo demais!!!

Bjos!!!

Café com Bolo disse...

Cacau, que lindo seu depoimento sobre felicidade lá no blog!
Adorei...tanta gente está respondendo ao meu chamado!
E esse post de Puglia, que coisa linda!
E esse hotel...EU QUERO!!!!!
Garota,que vidinha ruim essa sua de viajar desse jeito, ein?
isso é uma das coisas que me fazem feliz tb...viajar, pena que as coisas estão difíceis, mas minha Campanha Paris me Aguarde 2010 continua com força total...pensamentos positivos e muita vontade é o que eu tenho de sobra!
Beijocas querida!