Rouen - Normandia - França

3.11.09

Santa Joana d´Arc

Escrevo esse post em homenagem à Rebeca, do site Néctar da Flor, cuja mãe se chamava Joana d´Arc, conforme ela mesma contou em um de seus carinhosos comentários aqui no blog...

O nome Normandia tem origem nos viquingues, homens do norte, que subiram o rio Sena no século IX. Saqueadores que viraram colonos, eles construíram sua capital em Rouen. A cidade é conhecida como o lugar onde Joana d’Arc, a Donzela de Orleans, foi queimada em 1431, na Place du Vieux-Marché. Hoje, existe ali a igreja de Ste-Jeanne-d’Arc.  Um prédio moderno, de estilo nórdico, onde pode-se encontrar os vitrais da antiga igreja de Saint-Vicente, destruída durante os bombardeios da segunda guerra mundial.
A Cruz enorme atrás da igreja marca o local onde a Santa foi queimada na foegueira.

(Interior da Igreja Joana d´Arc)

O ponto forte da cidade é uma catedral pintada algumas vezes por Monet, motivo de orgulho para seus habitantes. A catedral Notre-Dame é uma obra-prima da arte gótica que sobreviveu, apesar de seriamente avariada, aos bombardeios da guerra. Dentro da igreja pode-se visitar uma amostra fotográfica que retrata a destruição e a posterior restauração da bela obra gótica. Também dentro da igreja encontra-se o túmulo onde foram depositadas as vísceras de Ricardo Coração de Leão.
 
(Notre Dame de Rouen - Monet)
 
(Túmulo de Ricardo Coração de Leão)
 
As ruelas tortuosas que levam até a Place du Vieux-Marché são repletas de casinhas estilo normando, com madeirame à vista. Além do que, lojinhas diversas, inclusive de flores e comidinhas enfeitam todo o caminho.

(Place du Vieux-Marché)

 
Outros pontos de interesse são a rua do Relógio, o Museu Joana d´Arc, a Igreja St-Maclou e o museu de belas-artes, que inclui obras de Caravaggio e Velásquez, entre outros, inclusive a Catedral de Rouen, de Monet.


Joana d´Arc nasceu em Domrémy e e foi uma heroína da Guerra dos Cem Anos, durante a qual tomou partido pelos Armagnacs, na longa luta contra os borguinhões e seus aliados ingleses.

Em seu julgamento Joana d'Arc afirmou que desde os 13 anos ouvia vozes divinas. Segundo ela, a primeira vez que escutou a voz, ela vinha da direção da igreja e acompanhada de claridade e uma sensação de medo. Dizia que as vezes não as entendia muito bem e que as ouvia duas ou três vezes por semana. Entre as mensagens que ela entendeu estavam conselhos para frequentar a igreja, que deveria ir a Paris e que deveria levantar o domínio que havia na cidade de Orléans. Posteriormente ela identificaria as vozes como sendo do arcanjo São Miguel, Santa Catarina de Alexandria e Santa Margarida.

O arcanjo São Miguel é o líder dos exércitos celestiais. Santa Catarina é definida as vezes como uma figura apócrifa a cavalo dos séculos III e IV que morreu com uma idade similar à de Joana; também erudita (patrona de muitas especialidades intelectuais), persuadiu o imperador Maximiliano II que deixasse de perseguir os cristãos. Foi condenada a morrer na roda (um sistema de tortura que fraturava os ossos). A lenda de Margarida diz que ela foi uma mulher depreciada pela sua fé católica ao que lhe ofereceram matrimônio em troca da renúncia a esta fé. Ante sua negação, foi torturada escapando milagrosamente diversas vezes, até sua morte definitiva. Assim morreu virgem e mártir.

11 comentários:

~*Rebeca e Jota Cê *~ disse...

Claudinha, menina, você me fez chorar... Estava no trabalho e quando li seu comentário fui na sala do meu pai, depois chamei meu irmão na sala dele, minha cunhada escutou e veio junto, enfim, a família toda viu a homenagem que você fez à minha mãe. Pois é, são emoções assim que ganhamos um dia perfeito numa vida. É saber que lá longe, existe uma pessoa que lembrou de um momento de outro alguém e quis presentear com tamanha delicadeza. Só sendo uma mulher e tanto pra entender o signifcado de outra. E asssim, como Joana D'arc foi uma guerreira, minha mãe fez jus ao nome que carregou. Lutou bravamente contra um c.a de pulmão e durou mais 5 anos nessa vida com a gente. Mas eu creio, de verdade, que nos encontraremos um dia nessa brava eternidade.

Um beijo, um abraço e um cheiro, menina linda e iluminada.

Rebeca

-

~*Rebeca e Jota Cê *~ disse...

Depois passa lá no blog...

Um beijo, Claudinha linda.

Rebeca

-

~*Rebeca e Jota Cê *~ disse...

Que todos os meus beijos jogados no ar cheguem até você...

Você é linda, Claudia!

Rebeca


-

Daniel Savio disse...

Interessante a tua homanagem...

Fique com Deus, menina Claudia.
Um abraço.

Pietri disse...

Humn...
Adorei essa dica, principalmente quando você fala sobre Joana, sou suspeito em elogiar pois tenho uma fore tendencia teologica.

Fascinante, de certa forma viajei com você.
Beijos gatona.

Mahria disse...

Sempre que venho aqui, saio com uma sensação de aprendizado e de conhecimento.

Por isso voltarei sempre.

Bjs
Boa Noite!

Claudia Bins (Cacau) disse...

Obrigada queridos, pela visita e pelos comentários... essa interação que o blog proporciona é uma fonte incrível de emoção. Adoro ler o que vocês escrevem! Voltem sempre!

Beijo,

Claudia

Velejando nas Letras disse...

Claudia,
É muito bom começar o dia lendo o seu blog. A cada dia aprendo um pouco mais com você! Beijo,
Angela

Luma Rosa disse...

A vida de Jeanne D'arc é uma das histórias mais apaixonantes que existiu, seja como lenda, também esta é cercada por uma aura de mistério, seja como uma heroína francesa, como santa, louca ou feiticeira.

Uma bela homenagem à mãe de Rebeca!! Beijus,

Júnia L. disse...

Cláudia,

sobre a postagem das campanhas publicitarias das divas que fiz:

Tanto Rita quanto Marilyn foram mulheres fabricadas. Não sei se você sabe, mas
MM não era loira, ela era ruiva e sofreu intervenções cirúrgicas (plástica) para mudar dentes e queixo. Alguns dizem que ela operou o nariz também mas não existe comprovação quanto a rinoplastia. O restante é comprovado por vários documentos.
Quanto a Rita Hayworth, ela era morena e a cor de seus cabelos foram modificados varias vezes. Além disso também ambas tiveram que perder muito peso com dietas estranhas.
Rita também Submeteu-se a uma eletrólise para mudar a linha em que se inicia o cabelo...
Ainda vou fazer um post sobre estas curiosaidades.
obs: Seu blog ficou lindo com essa repaginada, ADOREI!!!!!


bjao

Lilianne Mirian' disse...

- Querido seu Blog, é um estimulo e tanto pra quem qer gosta e pode viajar..
Quanta informação.. e Produtiva..
adoreii e visit sempre viuu..=]

Beijos Queriida'