Rodes - Cidade Antiga - Grécia

20.5.10



Rodes (Ρόδος em grego) é a cidade principal da ilha de mesmo nome, à sudeste do mar Egeu. Também é onde fica a prefeitura do Dodecaneso (grupo composto por 12 ilhas principais mais 150-160 ilhas menores, algumas até mesmo desabitadas). É a maior das ilhas do Dodecaneso e uma das maiores do mar Egeu. Fica a aproximadamente 17,7 km da costa Turca e tem aproximadamente 130.000 habitantes.  É chamada A Rosa do Egeu por ser uma das mais belas ilhas gregas.


Estando no caminho entre a Europa, Oriente Médio e África, tornou-se um centro importante ao longo da história. E como tal, tem atrações bastante diversificadas. Uma delas, no entanto, é o foco desse post: a Cidade Medieval de Rodes.


A ilha é famosa pelo seu Colosso de Rodes, que dizem ter sido uma estátua gigantesca do deus grego Helios (deus do sol), construída entre 304 e 292 AC e funcionava como um farol na entrada da baía de Mandrake. Diferente da imagem que foi divulgada a partir do século XVI, a estátua não tinha as pernas abertas formando um vão por onde passavam os navios, segundo o que aprendemos lá.  A conclusão é baseada em fatos históricos de que os escultores da época não detinham o conhecimento nem o material para fazê-lo assim. Além disso, seria economicamente inviável pois interromperia a utilização do porto enquanto não estivesse terminada.

Ilustração do Colosso de Rodes Mítico (Wikipedia)

A cidade antiga, uma fortaleza medieval muito bem preservada, fervilha com turistas e comerciantes, abrigando um dos mais interessantes e ricos pontos de visitação entre as ilhas gregas. A rua dos cavaleiros, o portão d'Amboise, o forte Saint Nicholas e as ruelas da cidade antiga são um convite a um passeio despreocupado. Deixe-se absorver pelo ambiente e quando sentir calor, vá até a saída mais próxima ao porto e refresque-se na prainha minúscula e convidativa, com as águas transparentes do mar Egeu. Ou, se preferir, tome um sorvete delicioso na praça central, observando o vai e vem dos transeúntes.

(Os sorvetes são deliciosos, além de graciosamente enfeitados)

Para chegar à ilha:

De Avião:  Voos diários de Atenas pela Oympic Airwais e Aegean Cronus Airlines. Tempo do Voo: 45 minutos. Existem voos entre Rodes e as ilhas de Karpathos, Kasos, Kastellorizo, Mykonos, Santorini e Heraklion em Creta.

De Ferry: Do Porto de Pireus (Atenas) partem diariamente ferries para as ilhas. A viagem dura em torno de 12 horas com os ferries regulares e 7 horas com os Super Fast Ferries.

Para locomover-se em Rodes:

Ônibus: A partir do centro de Rodes, existem conexões até os principais pontos turísticos e cidades.
Novos posts estão no forno, com outros locais em Rodes, belíssimos, por sinal! Aguardem...

Para ver alternativas de hospedagem, clique aqui.

4 comentários:

Daniel Savio disse...

Interessante, mas a parte da informação que não poderia construir o Colosso passando as suas pernas entre as dois lados abertura do porto não inviabiliza em si a construção, apenas que o colosso poderia ter sido contruido de outra forma, talvez apenas ficando em pé entre uma das aberturas do porto...

Mas acaba sendo muito achismo de minha parte levantando este ponto.

Fiquem com Deus, menina Claúdia Bins.
Um abraço.

Fê Costta disse...

Rhodes sempre me chamou a atenção, sobretudo porque sempre fui super interessada sobre as 7 maravilhas do mundo antigo. Quer dizer que o colosso não tinha as pernas abertas sobre o canal? Putz, sempre tive esta imagem na cabeça...

Tô curiosa com os próximos posts!!

Bjos

~*Rebeca*~ disse...

Cacau,

Essa ilha A Rosa do Egeu deve ser mágica mesmo. Aff, amo praia!

Como está essa grávida linda, hein?

Beijo imenso, menina querida.

Rebeca

-

Ellen disse...

Cacau, Rodes é um destino que queremos muito ir, na nossa ultima visita á Grëcia não deu, tivemos que fazer escolhas e dai Rodes ficou para proxima, por um questão de logística. As fotos e o texto estão ótimos !! Bjs
Ellen & Antonio