Atenas - Troca da Guarda

8.5.14



Evzone no posto

Todos sabem que as trocas da guarda pelo mundo afora são grandes atrações turísticas. A mais conhecida é a do Palácio de Buckingham, em Londres. Mas elas também acontecem em Estocolmo, Santiago do Chile, Praga, Madrid, no Vaticano e até em Brasília, entre outros.


Nós já presenciamos algumas, mas a que mais nos chamou a atenção foi a de Atenas, na Grécia. Ela acontece em frente ao Parlamento, na Praça Syndagma e é repleta de pompa e circunstância. Mas tem um lado engraçado também.


Começa com um desfile na rua em frente ao Parlamento. Os Evzones são os membros da Guarda Presidencial grega, uma unidade cerimonial que guarda o parlamento grego e o Túmulo do Soldado Desconhecido na praça Sintagma, além da residência presidencial que fica próxima.


A avenida em frente ao Parlamento e a rua lateral são bloqueadas e começam a rufar os tambores. A tropa vai marchando até a fachada do Parlamento. A partir daí ocorre a cerimônia que culmina com a troca dos dois guardas que estavam lá.

Mas antes, aparece um outro soldado com uniforme camuflado com a missão de arrumar a roupa daquele que será rendido. É bem estranho ver aquele soldado com uniforme de guerra e armado, arrumando a saia, o boné, a roupa do colega para que fique impecável. 

Assim como em Londres, todos querem tirar fotos com o moço que nem pisca! Mas tão logo chega o soldado camuflado todos têm que se retirar.



É quase um ballet, tudo sincronizado e, o mais engraçado, na minha opinião, foi quando dois deles encostam os pompons do sapato, um no outro. Juro que eu gostaria de entender pra que eles fazem isso. Se alguém souber, please, me explique!

Se não quiser ficar no meio da multidão, espere terminar a cerimônia em frente ao Parlamento. Alguns minutos depois, ela ocorre de novo, em escala bem menor, na rua ao lado, na ala residencial. Ali dá para ver os detalhes, de camarote.

0 comentários: