Road Trip de Inverno - Pelotas

22.9.14

Charqueada Santa Rita - Sede e Museu

Nossa última parada antes de voltarmos para casa foi em Pelotas onde nos hospedamos na Charqueada Santa Rita. A idéia era chegarmos ainda de dia, a tempo de passearmos um pouco pela cidade, mas não foi o que aconteceu. Infelizmente o trânsito estava bem pesado após cruzarmos o Taim e demoramos bastante. Chegamos em Pelotas já era noite e paramos no centro para fazer um lanche antes de irmos para o hotel.

A pousada

Piscina na beira do Rio Pelotas

Caía uma chuvinha fina e precisei ligar o GPS para chegar lá. Não é longe do centro( aprox. 6 km) mas é meio escondidinho. Assim que chegamos eu já gostei do que vi. Uma alameda de árvores logo após entrarmos no portão da propriedade. Um caminho curto e já se vê a sede da antiga fazenda.

Nosso quarto
Detalhe da cama de solteiro

Detalhe no quarto

São poucos quartos, muito bonitos e confortáveis. Nosso quarto era familiar, tinha além da cama de casal, uma cama de solteiro e um berço grande que serviu super bem para a Juju. Além do ar condicionado tinha também calefação no quarto e no banheiro o que tornava o ambiente muito agradável. Além disso, tinha também uma cômoda com cafeteira e chaleira elétrica, cadeira de balanço e mesinha auxiliar.

Banheiro

Detalhe do banheiro

Detalhe da calefação no banheiro

Estávamos muito cansados, então tomamos banho, relaxamos com as meninas e fomos dormir. No dia seguinte o café da manhã foi no salão. Simples mas gostoso. O toque de charme ficou por conta da louça antiga colorida e do mobiliário. Chovia muito o que prejudicou bastante a visita à propriedade. Mas mesmo assim eu me aventurei para umas fotografias e fiquei imaginando que lindo deve ser passear ali com as crianças em um dia de sol.


A Charqueada Santa Rita é uma pousada de charme às margens do rio Pelotas faz parte do Núcleo Charqueador Pelotense.  Eu senti falta de conhecer melhor a história do local. Sei de visitas guiadas, mas não havia nenhuma no dia de nossa hospedagem. Perguntei à funcionária que ficava na recepção mas ela não disse quase nada. Fiquei com a sensação de que não sabia. Como eu havia pesquisado antes, eu sabia, por exemplo, que foi na Charqueada Santa Rita que se instalou a primeira fábrica de enlatados de carne da cidade de Pelotas, denominada popularmente como Fábrica de Línguas. Tal empreendimento gerou o posterior desenvolvimento de frigoríficos na região, entre eles o Frigorífico Anglo, fundado por um grupo Britânico, o qual exportava carne enlatada para a Europa e outros mercados (fonte: www.charqueadasantarita.com.br). Não é barato, mas é charmosa. Pagamos R$ 325,00.

Louça do café da manhã



Sala de Convivência

Cantinhos charmosos da Pousada

Mais cantinhos

É um lugar que eu voltaria, em um dia de sol. Mas como chovia cântaros, resolvemos ir embora. A estrada para Porto Alegre estava bem tranquila, apesar das obras de duplicação, e paramos na Casa das Cucas em Barra do Ribeiro (Rod Br 116, s/n KM 338 ) para almoçar. Tomamos sopa de capeleti e seguimos viagem. Nossa Road Trip de inverno havia terminado. Estávamos cansados mas satisfeitos com a experiência. As meninas foram ótimas companheiras, com algumas briguinhas e birras bem normais entre crianças pequenas, mas no geral, ganharam nota 10.

No próximo post eu vou contar um pouco do que fizemos para distrair as crianças durante a viagem inteira!

0 comentários: