Road Trip de Inverno - Punta del Este II

21.9.14

La Mano

No dia seguinte passeamos muito. Mais uma vez tivemos muita sorte e o dia amanheceu com céu de brigadeiro. Depois do café da manhã fomos até a praia visitar o monumento La Mano, do artista chileno Mario Irrarazabal, para o Primeiro Encontro Internacional de Escultura Moderna ao Ar Livre, em 1982. Fica bem perto do nosso hotel, na Parada 1 da Praia Brava.


A mão, que significa a presença do homem na natureza, é um dos símbolos de Punta del Este e foi o modelo inicial para outras obras, do mesmo autor,  na Espanha, no Deserto de Atacama e emVeneza.  Me deu uma tristeza de ver a obra pichada. Não é só aqui no Brasil que se vê esse tipo de desrespeito.


Las Sirenas (As Sereias)

Dali seguimos para o Porto de Punta, parando para ver As Sereias, o farol e um pouco do centro, onde andamos pela mais que famosa Juan Gorlero.

O Farol de Punta del Este


Na Gorlero paramos em algumas lojinhas e passeamos um pouco.



Porto de Punta del Este

O Porto de Punta é uma atração por si só. No verão é parada de iates e embarcações lindas. Na baixa temporada tinham poucos barcos, mas alguns bem bonitinhos.


A melhor parte, no entanto, fica por conta dos Leões Marinhos que ficam por ali na espera de alguma sobra de peixe, quando os pescadores voltam da lida. Sempre tem alguém limpando peixes por ali e jogando o que sobra na água para alegria dos leões marinhos e dos espectadores. Dessa vez só vimos alguns pequeninos mas de outras vezes vimos alguns enormes. As vezes eles saem da água e ficam tomando sol por ali mesmo.



Depois de caminharmos bastante pelo porto resolvemos almoçar na Barra e, no caminho visitar o Museo Ralli, na Los Arrayanes, sem número - Bairro Beverly Hills. Infelizmente o museu estava fechado e não pudemos visitá-lo. Eu havia lido ótimas recomendações e fiquei triste... na próxima vez iremos lá, com certeza.


Almoçamos na Barra e foi um pouco difícil encontrarmos um restaurante aberto por lá. Acabamos almoçando no único que achamos (Restaurante Barra Alta) e não foi uma boa experiência. Não gostamos da comida, demorou muito e foi caro.

Museo del Mar

De lá fomos até o Museu do Mar que ainda não conhecíamos, e adoramos a experiência. Muito educativo e bastante kids friendly, tem um acervo bem interessante de várias espécies marinhas, mas não só isso. Tem uma ala dos piratas, outra ala de artigos vintage, uma ala de histórias das praias, um sem fim de curiosidades que deixou as meninas encantadas. Para chegar ao Museu foi só seguir as indicações que tem logo depois de cruzarmos a ponte da Barra, na direção Punta-Barra. Logo depois da ponte, à esquerda tem uma placa. Siga em frente e depois de uns 300m dobre à esquerda novamente.


 Ossada de baleia Jubarte

Aqui dá pra ter uma idéia do tamanho



Sala dos Piratas

O ingresso do Museu do Mar dá direito à visita ao Insectarium, em um prédio em frente ao Museu.

Insectarium

O Insectarium é bastante curioso. Fruto da reunião de 3 coleções particulares adquiridas pelo Museu do Mar, expõe mais de mil insetos de vários tipos.



Depois seguimos para Punta Ballena, onde visitamos a Casa Pueblo, do artista plástico Carlos Paez Vilaró, morto este ano em Punta del Este.


Casa Pueblo

A Casa Pueblo é um encanto. As meninas disseram que era uma casa de merengue, devido à arquitetura peculiar do antigo atelier do artista que foi. aos poucos, sendo transformado em um hotel e hoje uma das maiores atrações da região.


A dica é chegar antes do pôr-do-sol, no final da tarde. Saiba que se quiser fazer um lanche ou tomar algo, terá que pedir antes do sol se pôr. Depois, o bar fecha. O espaço é disputadíssimo, mesmo no inverno. Também pudera, o espetáculo do sol se pondo enquanto ouvimos uma poesia declamada pelo próprio Vilaró vale cada minuto.


O Café tem mesas e cadeiras do lado de fora também e, apesar do frio congelante, estava lotado. Mesmo assim conseguimos uma mesa em posição privilegiada para vermos o sol se pôr.



Tirei milhares de fotos e me emocionei de ver o sol. As crianças ficaram bem incomodadas com o frio e acabaram entrando com o pai.



Passeamos mais um pouco dentro do hotel e depois passamos em um mercado para comprar suco e frutas antes de voltarmos para o Sol y Luna.


Eu gostaria de ter visitado a Fazenda La Pataia, mas não deu tempo! Definitivamente teremos que voltar! No outro dia pela manhã passeamos novamente pela região do Porto, visitamos o Hotel Conrad e caminhamos pelo passeio de madeira, em frente.




O dia estava nublado e ventoso e não muito agradável para ficar na rua. Almoçamos ali mesmo, em frente ao porto e gostamos muito do restaurante. Depois do almoço voltamos ao hotel e seguimos viagem, até Pelotas, mas antes paramos rapidamente para umas comprinhas no Chuí.

0 comentários: