O Caso da Mala Extraviada - 4 Lições

12.11.14


Em Agosto deste ano eu fiz uma viagem à trabalho para Austin, Texas. Levei algumas de minhas roupas favoritas de trabalho: Terninho, camisa de seda, sapatos de salto alto... Lá em Austin e também comprei algumas coisas, para mim, em lojas e outras pela internet, que mandei entregar no hotel.

A mala grande

Nada de mais, nenhum eletrônico, alguns poucos brinquedos para as filhas, roupas e tênis para elas e para o marido, aproveitando a liquidação de verão lá. Eu sempre viajo com uma mala média, onde levo minhas coisas dentro de uma mala maior, onde coloco as compras. Volto assim, com 2 malas. Nunca mais que isso.

(Foto: Por Aí)

Acontece que na volta, uma das minhas malas não veio junto comigo... justamente a mala grande! Acontece que dessa vez eu resolvi dividir as compras e as minhas coisas entre as duas malas. Então a mala que veio (dois dias depois de mim) tinha algumas das coisas que comprei. Mas era a menor delas.

Escrevo esse post então, para contar como foi a novela da mala perdida e o desfecho, 3 meses depois.

Tão logo percebi que as malas não estavam na esteira, fui até o balcão da companhia aérea (American Airlines) ali mesmo no setor das esteiras. Uma moça bastante atenciosa me deu um formulário para preencher e anotou os códigos dos meus comprovantes de bagagem. Esse formulário é bem simples e basicamente visa a descrição do tipo de mala que foi extraviada, para fins de localização. Lição #1: Você pode fazer esse pedido mais tarde, mas é melhor que faça imediatamente após concluir que sua mala não chegou.

Dois dias depois, a AA ligou para mim dizendo que uma das malas havia sido localizada e seria levada por um motorista até minha casa. A outra, disseram eles, não havia sido localizada mas que eles continuariam procurando.

Nesse meio tempo eu entrei em contato com meu cartão de crédito que oferece um serviço de localização de bagagem. Acabei descobrindo que esse serviço nada mais é que alguém ficar telefonando para a cia aérea e perguntando como estão as buscas... Lição #2: Serviço de localização de babagem do CC não ajuda em nada.

30 dias depois, a AA me enviou um formulário, dizendo que minha mala não havia sido encontrada e que eles iniciariam o processo de indenização. Eu deveria imprimir o formulário e preenchê-lo à mão depois deveria escanear o mesmo e enviá-lo por e-mail junto com as fotos ou arquivos .pdf de todos os recibos que eu tinha mais cartões de embarque e comprovante de bagagem. Junto com os itens eu deveria colocar os valores (mesmo que estimados) e, no final, deveria indicar qual o montante que eu estava solicitando. Lição #3: Guarde todos os comprovantes sempre.

Preenchi o formulário e, para minha sorte, eu tinha todos os recibos das compras feitas pela internet. Porém não tinha os recibos dos itens que eu havia levado comigo do Brasil (obviamente), nem os das compras feitas nas lojas de lá. Estes estavam justamente dentro da mala perdida. Lição #4: Trazer os recibos sempre na bagagem de mão. Eu sempre trago os recibos para o caso de ser parada pela Receita Federal. Se você não tem os recibos, eles atribuem o valor que quiserem às suas compras.

No total, eu estimei US$ 2145,00 entre todos os itens. Tinha recibos de cerca de US$1000,00 mais US$100,00 do valor que havia pago pela mala há alguns meses atrás (mas que eu não tinha mais o recibo).

Mais ou menos a cada 15 dias a AA mandava um e-mail ou telefonava para me dizer que ainda não haviam encontrado a mala e que meu pedido de indenização estava sob análise. No final de Outubro eles entraram em contato dizendo que me ofereciam US$1676,50 a título de indenização. Queria saber como chegaram a esse número!

Pensei bastante, conversei com viajantes experientes, advogados e com a família e resolvi aceitar. Do jeito que anda nossa justiça, resolvi não arriscar um processo longo que poderia não dar em nada.

A AA me enviou um termo de quitação (abaixo) que eu devolvi assinado e semana passada eles depositaram o valor correspondente em reais (dólar comercial). E assim terminou a novela da minha mala perdida. Ainda estou muito chateada com tudo isso. É bastante frustrante imaginar minhas coisas por aí, na mão de estranhos. Pior foi ver a carinha de decepção das meninas, que aguardavam ansiosamente os presentinhos que mamãe sempre traz para elas quando viaja. Mas elas entenderam que foi uma fatalidade e que problemas acontecem, não havia o que fazer.

Quanto a indenização, essa já tem destino: nossa próxima viagem de férias. Espero que isso nunca mais aconteça conosco, nem com vocês! 


Termo de Quitação
UYHPIB

Eu, ______________________, nacionalidade_______________, estado civil____________, portador(a) da cédula de identidade RG nº ________________, inscrito(a) no CPF/MF sob o nº __________________, residente e domiciliado(a) à _________________________________________________________________________, cidade_______________, estado_____, declaro que, perante ao depósito,  no valor de USD 1676.56 ( Hum mil e seiscentos e setenta e seis dólares americanos e cinquenta e seis centavos), declaro ter sido integralmente ressarcido(a) quanto aos inconvenientes ocorridos com a AA, por este instrumento e na melhor forma de direito, dou à American Airlines Inc. total, plena, rasa, irrevogável quitação, e renuncio ao direito de pleitear, em juízo ou fora dele, indenizações a título de compensação por danos materiais, morais ou a qualquer outro título, em razão dos fatos relacionados com o meu transporte.
E, por ser livre manifestação de vontade e expressão da verdade, firmo o presente instrumento, em duas vias de igual teor e forma, para que produza seus regulares e legais efeitos.

0 comentários: