Passeio de Barco em Porto Alegre

2.12.14

Centro Cultural Usina do Gasômetro

Era um sábado de sol, sem vento mas com temperatura muito agradável. Chamamos os avós, convidamos as primas e fomos todos fazer um passeio de barco pelo Guaíba. Programa mais turistão impossível. Mas quer saber, a gente adora!

Barco Porto Alegre 10

Porto Alegre oferece alguns passeios de barco. O mais famoso é o Barco Cisne Branco que sai do Cais Mauá. O roteiro percorre a Ilha do Chico Inglês, Ilha da Pólvora, Ilha da Pintada. Tem também o Noiva do Caí II e o que fizemos, o Porto Alegre 10, que saem da Usina do Gasômetro e tem como roteiro a Ilha da Pintada, Eldorado do Sul, Ilha da Pólvora, Ilha das Flores e a Ilha do Chico Inglês.

É uma área interessante cuja melhor forma de explicar é olhando no mapa mesmo:

Foto: Photobucket

Os passeios percorrem parte do chamado Delta do Jacuí, um conjunto de dezesseis ilhas, canais, pântanos e charcos que se formam a partir do encontro dos rios Gravataí, Sinos, Caí e Jacuí.

 Vista do Barco ainda Ancorado

Os ingressos custaram 25,00 reais por adulto e 10,00 para crianças de 5-10 anos. Menores de 5 anos não pagam e maiores de 60 anos pagam 10,00. A empresa oferece mais de um tipo de passeio. Nós fizemos a Navegação pelo Guaíba, com duração de 1 hora e narração durante o trajeto.

 Bar ao lado do Pier

O terminal para compra dos ingressos fica atrás do Centro Cultural Usina do Gasômetro e poucos metros adiante está a embarcação. Ao lado tem um bar, onde podemos descansar enquanto esperamos a hora de sair e onde pequenas lanchas e jet-skis aportam para o pessoal se refrescar.

Deck Inferior

O Porto Alegre 10 tem 3 decks. Entramos pelo mais baixo, que tem um pequeno bar e onde ficam os banheiros.

Deck Intermediário

No Deck Intermediário, tem mesas com 6 cadeiras cada, salva-vidas e fica protegido do sol.

Deck Superior

O deck superior é onde fica a maioria das pessoas, onde a visão é bem ampla. Mas é também o mais quente, por conta do sol direto. Muito protetor solar e chapéu resolvem o problema. Quando fomos, estava bastante calor, mas assim que o barco entrou no canal, o calor amenizou e um ventinho amigo ajudou.

Sede da Colônia de Pescadores

Saindo da Usina, o barco segue pela costa da Ilha da Pintada, onde tem a Colônia de Pescadores, alguns barcos encalhados e casas enormes que formam um contraste muito interessante ao longo do caminho.



Achei legal em P&B

O Barco segue até pertinho da Ponte do Jacuí e faz a volta pela outra margem, onde mais uma vez podemos ver mansões, clubes e marinas.

Ponte do Jacuí


Em seguida o Barco entra no Canal Maria da Conga que tem vegetação farta e muitas pessoas fazendo ski aquático, andando de jet-ski e lanchas. Diversão garantida.


 Pequenas propriedades rurais no canal (em P&B)

 Após sair do canal o Barco segue pela pontinha da Ilha dos Marinheiros e depois de passar pela Ilha do Chico Inglês podemos avistar o skyline da cidade, com o Cais Mauá em primeiro plano. É uma visão e tanto!




A cidade tem um projeto de revitalização do Cais Mauá já há alguns anos. Eu torço muito para que saia do papel e se torne realidade. Com certeza o centro histórico da cidade se tornaria ainda mais atraente. Afinal, é uma área tão bonita... poderia ser melhor aproveitada!
 


Uma variação desse passeio é ir ao meio-dia para o almoço. Somente aos domingos, saída às 12:30h com o barco Caribe até a Colônia de Pesca Z-5, onde é servido o tradicional peixe assado na taquara (25,00 por pessoas mais 25,00 o almoço).



Na volta, não esqueça de visitar a estátua de Elis Regina, ao lado da Usina do Gasômetro. E aproveite para ver o famoso pôr-do-sol.


Gostamos muito do passeio e estamos programando conhecer o Cisne Branco em uma próxima ocasião.

 Aqui você encontra todas as informações sobre os passeios de barco mencionados acima, além de informações sobre aluguel e fretamento de lanchas.

0 comentários: