Pit Stop em Curitiba - Quando uma Conexão é um Presente

14.12.14

Estufa Principal

Quando visitamos Foz do Iguaçu em abril nosso vôo partia de Porto Alegre com uma conexão em Curitiba de pouco mais de 4 horas. Era início de feriado então ao desembarcarmos fomos direto ao ponto de taxi. Perguntamos quanto tempo levaria até o Jardim Botânico, negociamos uma tarifa única para o motorista ficar lá nos esperando, assim voltaríamos à tempo de almoçar e pegar nosso vôo para Foz.

Caminho de Cerejeiras

Levamos uns 20 minutos com trânsito bem leve, já que era feriado e a cidade estava bem calma. Já na entrada do Parque o caminho das cerejeiras dá o tom de boas vindas e nos faz pensar em voltar na época da floração.


Jardins em frente à Estufa Principal

A Estufa Principal é, sem dúvida, o ponto alto da visita. Inspirada no Palácio de Cristal em Londres, feita em ferro e vidro, com três abóbadas em estilo Art nouveau. Lá dentro, diversas espécies da Floresta Atlântica, um córrego e escadas que levam ao segundo piso, de onde se tem uma vista privilegiada do parque e dos jardins em estilo francês.



A estrutura branca chama muito a atenção e as meninas rapidamente apelidaram a estufa de castelo de cristal.  Perfeita para fotos não importa o ângulo. Ao lado da estufa tem um pequeno jardim com bambus e pedras onde elas adoraram correr atrás das borboletas. Bom lugar para sentar à sombra e descansar um pouco.




Por todo lado muitas flores e essas aqui foram fotografadas pela Manoela:





No caminho em frente à estufa, a escultura em bronze "Amor Materno", de João Zaco Paraná:


Pouca gente sabe, mas o Jardim Botânico de Curitiba é oficialmente o Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, uma homenagem a uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano da capital paranaense. Além da estufa principal, o jardim tem também o Espaço Cultural Frans Krajcberg, com obras de arte feitas a partir de restos de árvores queimadas ou derrubadas de forma ilegal. Não visitamos o espaço dessa vez, por conta do tempo, nem o Jardim das Sensações.


Quem visita o Parque pode também visitar o Museu Botânico de Curitiba, o quarto maior herbário do Brasil, que foi incorporado ao parque em 1992. Se bater uma fome, na entrada do parque tem o Bistro Curitiba, bem perto do estacionamento.


Ficamos no Parque duas horas e voltamos ao aeroporto satisfeitos com a visita mas com vontade de voltar e conhecer os espaçoes que faltaram. Nossa conclusão foi que fizemos uma ótima escolha ao visitar o Jardim Botânico durante nossa conexão. Próxima parada, Foz do Iguaçu!

Jardim Botânico de Curitiba
Endereço:
Rua Engenheiro Ostoja Roguski - Jardim Botânico, Curitiba - PR
(41) 3264-6994

0 comentários: