São Francisco de Paula

8.1.15



Ano passado fizemos um pequena Road Trip no feirado de 1 de maio. Maio é minha estação favorita aqui no sul, justamente por ser outono. O ar fica límpido e as cores alaranjadas das árvores dão aquele toque de magia por onde a gente passa. Não é tão frio quanto o inverno e nem faz aquele calorão do verão. Enfim, acho a época perfeita para viajar.

Nosso trajeto no Google Maps

Começamos nosso passeio saindo de Porto Alegre e seguimos até Bento Gonçalves, onde visitamos os Caminhos de Pedra e algumas vinícolas. Clique aqui para os detalhes sobre essa visita.


 
No final da tarde, pegamos a estrada rumo à São Francisco de Paula, onde passaríamos a noite. Essa estrada que liga Caxias do Sul à São Francisco e segue até o litoral é conhecida como a Rota do Sol e eu fiquei apaixonada pelo trajeto. Os campos da serra, com as cores do outono e o sol se pondo foram um presente aos sentidos.



Chegamos à São Francisco já de noite e fomos diretamento ao hotel Cavalinho Branco, onde tínhamos nossa reserva para passar a noite. O hotel é simples, porém nos atendeu muito bem. Seu melhor aspecto é a localização, bem em frente ao lago São Bernardo.


Nós reservamos um apartamento familiar, com dois quartos e um banheiro. Bastante amplo mas antigo e sem maiores confortos. Tudo bem simples mesmo.


Depois de arrumarmos a bagagem descemos até a recepção onde pedimos uma dica para fazermos um lanche. Algo simples pois não temos o hábito de jantar à noite. Queríamos um lanche gostoso. A moça da recepção nos indicou uma lanchonete bem perto do hotel. Fomos até lá e pedimos sanduíches, omelete, café com leite e chocolate quente para as meninas. Ficamos satisfeitos e voltamos ao hotel para dormir.



Noite tranquila, um pouco fria, mas o hotel nos forneceu aquecedores elétricos que funcionaram bem.


Ao amanhecer, abrimos a janela do quarto e parecia que estávamos em outro país. A paisagem do Lago São Bernardo aos nossos pés, com as árvores coloridas, aquele gramado convidativo a um passeio foi o incentivo para pular da cama, tomar café da manhã logo para podermos sair a passear.



O café da manhã foi simples mas bem nutritivo, característico da serra gaúcha, com cuca, queijo, salame, presunto, sucos e frutas.


Friozinho gostoso na rua, as meninas foram logo correndo ver o pônei que pastava em frente ao hotel e, dali, seguimos passeio ao redor do lago. Fiz a festa com as fotografias, acho que tirei mais de mil fotos ali... também pudera, olha quanta beleza em um só lugar?






Paramos para as meninas brincarem no parquinho e em todos os lugares que quiseram. Ficamos ali umas 3 horas. Como já conhecíamos a cidade, a idéia foi curtir o lago mesmo e seguir viagem. Mas para quem nunca foi, sugiro ficar mais tempo e conhecer o parque das cachoeiras, percorrendo a trilha para ver uma cachoeira depois da outra. É lindo, mas não é passeio para crianças pequenas. É bem "roots". Acho que depois dos 9 ou 10 anos já dá para ir.





 

Saímos do hotel por volta das 11:00 e seguimos viagem rumo à Cambará do Sul. Mais uma vez a estrada surpreendeu pela beleza e boa manutenção. Para saber mais sobre essa visita a Cambará do Sul, clique aqui.

Então, não é um super roteiro para um dos tantos feriados que teremos em 2015? Bora lá!

4 comentários:

angela rispoli disse...

otima dica.Pensei em fazer agora no Ano Novo mas os preços não permitiram.

Unknown disse...

Claudinha, conheco este roteiro e gosto muito. Uma delicia ler teus comentarios. Bjos

Unknown disse...

Oi Angela,

Realmente no Ano Novo tudo fica mais caro, assim como no inverno aqui na Serra Gaúcha. Esse é outro motivo pelo qual gostamos de visitar a região no outono. :-) Obrigada pelo comentário!

Unknown disse...

Oi Sandrinha,

Que bom que estás gostando! Volte sempre! Saudades de ti, a gente precisa combinar um encontro em 2015 né?

Beijocas,

Clau