Memorial do Holocausto - Miami

6.3.15


O Memorial do Holocausto em Miami Beach foi idealizado por um pequeno grupo de sobreviventes da Segunda Guerra mundial, em 1984, em homenagem aos milhares de judeus mortos pelos nazistas. Eles escolheram Miami por ser a cidade com uma das maiores concentrações de sobreviventes, nos Estados Unidos.


Não sem controvérsia, os idealizadores do projeto precisaram convencer os representantes de várias áreas responsáveis para dar continuidade à idéia. Um dos argumentos contrários é que o memorial traria tristeza à uma cidade conhecida por seu alto astral.


Apesar disso, o projeto foi aprovado e seu endereço foi escolhido como sendo 1933-1945 Meridian Ave, números exatos referenteas aos anos em que a dominação nazista ocorreu.


Visitamos o memorial em um dia lindo, ensolarado, perfeito para um passeio. à medida que nos aproximávamos, no entanto, fomos sentindo uma energia diferente. De longe, a grande mão é bastante impressionante, perfeitamente posicionada em um lago azul e plácido.


Mas à medida em que vamos nos aproximando, um corredor com milhares de nomes gravados e uma música um tanto lúgrube vai trazendo uma certa angústia, que é maximizada no momento em que passamos pela abertura que leva à grande mão. Alí, uma estátua em bronze de uma criança em prantos traz um nó na garganta que só vai embora quando saímos dali.




As meninas ficaram impactadas e definiram muito bem o sentimento de todos nós naquele momento. Juju disse: "mamãe, a guerra é muito triste".





Muitas perguntas surgiram e, em nossa opinião, mesmo sendo impactante, foi uma excelente oportunidade de conversarmos com as meninas sobre períodos da história que marcaram nosso tempo. Contamos a elas sobre Anne Frank e seu livro e elas ficaram bastante impressionadas. Falamos sobre a guerra e seus vários aspectos, da tristeza, da intolerância, perseguição, enfim, do lado obscuro da vida que elas, felizmente, não conhecem.

Um passeio diferente que marcou nossa visita à cidade.

0 comentários: